quinta-feira, 10 de junho de 2010
Festa de encerramento do Baú de Leitura
Realizou-se no dia 9 de Junho, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, a festa de encerramento do Baú de Leitura. Esta cerimónia contou com a presença do Exmo. Senhor Secretário Regional de Educação, Francisco Fernandes, e foram aqui entregues os prémios aos melhores leitores bem como os certificados aos dinamizadores do projecto.
1º Encontro de Histórias
O Projecto Concelhio do Baú de Leitura “Encontro de Histórias” realizou-se no passado dia 07 de Junho, na EB1/PE da Corujeira e contou com a apresentação de várias actividades a partir do livro. A nossa escola esteve presente com a turma do 4ºano que apresentou o teatro “O Vendedor de Sonhos” e a música “Pozinhos de perlimpimpim”.
Histórias de Encantar e Aprender a Reciclar
Para comemorar o Da Mundial do Ambiente, foram exploradas com os pequenos leitores histórias muito bem conhecidas mas adaptadas ao ambiente. Com os trabalhos criados a partir das mesmas criamos o placard "Histórias de Encantar e Aprender a Reciclar."
Com o quarto ano demos-lhe a oportunidade de deixarem a sua imaginação e criatividade fluir através do concurso de escrita criativa. Exploramos o conto adaptado ao ambiente "A Bela e o Monstro" e depois de falarmos sobre a temática os pequenos leitores pegaram numa folhinha de papel e com o lápis na mão, em grupo ou individualmente, criaram lindas histórias. Aqui ficam as imagens do placard criado bem como as histórias vencedoras.
Com o quarto ano demos-lhe a oportunidade de deixarem a sua imaginação e criatividade fluir através do concurso de escrita criativa. Exploramos o conto adaptado ao ambiente "A Bela e o Monstro" e depois de falarmos sobre a temática os pequenos leitores pegaram numa folhinha de papel e com o lápis na mão, em grupo ou individualmente, criaram lindas histórias. Aqui ficam as imagens do placard criado bem como as histórias vencedoras.
A Lebre e a Tartaruga
Era uma vez uma Lebre e uma Tartaruga que não eram amigas. Um dia a Lebre e a Tartaruga encontraram-se e começaram a ofender-se uma à outra. Então, elas desafiaram-se para uma corrida na floresta. Para júri elas convidaram a Raposa.
_ Vamos lá ver quem ganha. Quem ri por último ri melhor!_ Disse a Lebre.
_ Ok, vamos ver! _ Disse a Tartaruga.
Entretanto a Lebre pensava para si mesma:
_ A Tartaruga pensa que é muito esperta, mas eu vou ganhar porque eu vou prender uns foguetes que deitam muito fumo para o espaço.
A Tartaruga também estava a pensar em qualquer coisa:
_ Eu vou ganhar porque eu vou prender uns foguetes em mim que deitam bastante fumo para o espaço.
Chegou o dia da corrida e elas encontraram-se na floresta e ficaram espantadas a olhar uma para a outra.
_ Humm… Podes ter foguetes iguais aos meus, mas os meus são melhores que os teus. _ Disse a Lebre à Tartaruga.
_ Chega de tagarelice e vamos começar a corrida . _ Disse a Raposa. _ Partida…Largada … Fugida!
Entretanto alguém estava a observar do espaço. Era o Lobo do espaço que apareceu gritando:
_ Parem com isso! Estão a poluir o ambiente.
_ Não estamos nada a poluir o ambiente. _ Disseram a Tartaruga e a Lebre ao mesmo tempo.
_ Estão pois com esses foguetes que deitam muito fumo para a atmosfera! Estão a poluir e assim não podemos viver.
_ Ai não? E porquê? - Perguntou a Lebre.
_ Porque se estiverem sempre a poluir a camada do ozono vai ficar com um buraco maior do que já está. E assim, os raios ultra violetas vão entrar para a terra e todos nós podemos ficar doentes.
_ A sério? E o que podemos fazer?
_ Um bom exemplo que podem dar é deitar esses foguetes enormes para o lixo. _ disse o Lobo do espaço.
_ OK, vamos já fazer isso mas o que podemos usar em vez dos foguetes? _ Perguntaram elas.
_ Bom, agora que já deitaram os foguetes fora podem usar patins nos pés!
A Lebre e a Tartaruga seguiram o conselho do Lobo do espaço e chegaram a uma conclusão. Elas perceberam que andar de patins até era melhor do que andar com foguetes nos pés e não poluía o ambiente.
_ Muito Bem, agora que aprenderam a não poluir, tenho que, voltar para o espaço ver se mais alguém precisa da minha ajuda. Adeus.
Diogo Henrique e Noemi
4º ano
Etiquetas:
Histórias de encantar e aprender a reciclar
A Pequena Sereia e a reciclagem
Num belo dia de sol, a princesa Ariel foi até ao cimo da água para ver as maravilhas da Terra e também para ver se alguém estava a poluir a água. Quando a Ariel voltou ao fundo do mar viu que o seu pai , o Rei Tritão, estava a poluir o mar. A Ariel ficou muito triste e disse:
__ Oh pai! Existem ecopontos para deitar o lixo em vez de poluir a água do mar! Depois tu ficas triste quando os peixes morrem!
__ O que é poluir? __ Perguntou o rei Tritão.
__É o que estas a fazer! __ Disse a Ariel.
A princesa foi pensado no que podia fazer para ensinar o seu pai a reciclar e a separar o lixo pelos ecopontos. Passado algum tempo ela teve uma ideia, que era fazer actividades sobre a reciclagem. Logo a seguir, a princesa Ariel foi procurar algum lixo para ver se o Rei Tritão sabia pelo menos separar o lixo.
No dia seguinte começaram as actividades para o Rei Tritão mas ele nem sequer sabia separar o lixo e a Ariel disse:
__ Vai ser mais difícil do que eu pensava!
O Rei Tritão perguntou:
__ Ariel porque é que estes baldes de lixo são coloridos?
__ Porque a cada cor corresponde um material diferente. Este balde azul serve para o cartão e para o papel, este balde amarelo serve para o plástico, o balde verde serve para o vidro e o balde vermelho serve para as pilhas.
__ Ah… agora estou a perceber. Com o lixo que separamos nos ecopontos a cidade da Atlântida ficará mais limpa.
__ Sim paizinho! E assim também é mais fácil usar materiais usados para fazer coisas novas.
__ Isso é fantástico Ariel.
__ Vamos lá ver se aprendeste a separar o lixo e se sabes para que servem os ecopontos.__ Disse a princesa Ariel.
A princesa Ariel preparou a mesma actividade e o Rei Tritão separou o lixo pelos ecopontos.
__ Pai, parabéns! Estou muito feliz por ti. Acho que não vai ser necessário fazer o questionário sobre a reciclagem!
O Rei Tritão ficou muito contente por ter aprendido a separar o lixo. Convocou uma reunião com todos os habitantes da cidade e disse que quem não separasse o lixo tinha que pagar uma multa.
E assim, a cidade da Atlântida ficou muito limpa e protegida e nunca mais ninguém poluiu a cidade.
Raquel
4º ano
Etiquetas:
Histórias de encantar e aprender a reciclar
Os pequenos leitores do 3º ano exploraram uma versão cómica e engraçada do conto "A Lebre e a Tartaruga", onde até entra o Benfica e o Porto, os pequenos leitores. Cada leitor fez o seu reconto escrito e construíu um pequeno livro com o trabalho realizado. Também construíram um Livro para a Biblioteca.
O segundo ano conheceu a versão "Os Três Porquinhos aprendem a reciclar", onde não há casas de palha, madeira e tijolos mas sim tendas azuis, amarelas e verdes. Para completar a surpresa o Lobo Mau afinal era um famoso cantor e não gostava de ver o lixo pelo chão. Por esta é que eles não estavam à espera!!!
"João e os Ecofeijões" foi a história explorada como primeiro ano. Os pequenos leitores ficaram surpreendidos com esta versão, pois aqui não há gigantes nem galinha de ovos de ouro, mas sim uma lixeira muito grande e uns feijões que afinal eram ecopontos.
Dividimos a história em partes e cada aluno fez a ilustração de cada parte. Depois, fizemos um livro com o formato de um feijão. Ficou muito engraçado.
Dividimos a história em partes e cada aluno fez a ilustração de cada parte. Depois, fizemos um livro com o formato de um feijão. Ficou muito engraçado.
Etiquetas:
Histórias de encantar e aprender a reciclar
Subscrever:
Mensagens (Atom)