IARA OLIM VENCEU A FASE ESCOLA
A Iara Olim, aluna do 3º Ano, venceu a 1ª Fase deste concurso inserido no Projecto Baú de Leitura, que está inserido nos projectos da SRE.
A Iara conseguiu fazer 27 pontos, num total de 30. Ela obteve a nota máxima na leitura e na cultura, obtendo 7 na prova de escrita.
dentro dos três primeiros lugares ficaram o Ricardo Luís, com um total de 26 pontos e o Nuno Fernandes com 23 pontos.
Desta forma, a Iara será a representante da nossa escola na Fase Concelhia, a realizar no 2º período, e que reunirá o vencedor de cada uma das escolas do 1º ciclo da Ribeira Brava. O vencedor desta fase representará o concelho na fase regional que de decorrerá no 3º período.
PARABÉNS IARA!
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
CONCURSO TRIATLO LITERÁRIO
A BIBLIOTECA LETRINHAS organiza, no dia 3 de Dezembro, para os alunos do 3º e 4º Ano o CONCURSO TRIATLO LITERÁRIO - FASE ESCOLA.
Trata-se de um concurso literário inserido no projecto Baú de Leitura. O concurso consiste na realização de três provas: Leitura,; Cultura (Perguntas sobre a vida e obra do escritor) e Escrita (texto de 10 linhas). O vencedor irá representar a escola na Fase Concelhia, juntamente com o melhor aluno de cada escola do concelho da Ribeira Brava. Posteriormente, o vencedor irá participara na Fase Regional (final). Em todas as fases os alunos recebem prémios (livros).
As provas na fase escola serão sobre o escritor Charles Perrault e a história "As Fadas". Os dados sobre o escritor foram retirados na "Wikipedia".
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
MAGUSTO NA ESCOLA
A Escola realiza, na próxima 6ª Feira, no turno da tarde, um magusto, cujo objectivo é proporcionar às crianças um momento de convívio, no reavivar das tradições madeirenses. O magusto será realizado pelo Prof. Horácio e vem também na sequência de alguns trabalhos realizados sobre o tema, quer na Biblioteca (Leitura e exposição de trabalhos sobre a lenda de S. Martinho), quer nas outras áreas curriculares e de enriquecimento curricular.
Se queres castanhinhas assadas
ao magusto não faltes
elas já estão quase nas brasas
para que muito te fartes!
Se queres castanhinhas assadas
ao magusto não faltes
elas já estão quase nas brasas
para que muito te fartes!
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Festa de encerramento do Baú de Leitura
Realizou-se no dia 9 de Junho, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, a festa de encerramento do Baú de Leitura. Esta cerimónia contou com a presença do Exmo. Senhor Secretário Regional de Educação, Francisco Fernandes, e foram aqui entregues os prémios aos melhores leitores bem como os certificados aos dinamizadores do projecto.
1º Encontro de Histórias
O Projecto Concelhio do Baú de Leitura “Encontro de Histórias” realizou-se no passado dia 07 de Junho, na EB1/PE da Corujeira e contou com a apresentação de várias actividades a partir do livro. A nossa escola esteve presente com a turma do 4ºano que apresentou o teatro “O Vendedor de Sonhos” e a música “Pozinhos de perlimpimpim”.
Histórias de Encantar e Aprender a Reciclar
Para comemorar o Da Mundial do Ambiente, foram exploradas com os pequenos leitores histórias muito bem conhecidas mas adaptadas ao ambiente. Com os trabalhos criados a partir das mesmas criamos o placard "Histórias de Encantar e Aprender a Reciclar."
Com o quarto ano demos-lhe a oportunidade de deixarem a sua imaginação e criatividade fluir através do concurso de escrita criativa. Exploramos o conto adaptado ao ambiente "A Bela e o Monstro" e depois de falarmos sobre a temática os pequenos leitores pegaram numa folhinha de papel e com o lápis na mão, em grupo ou individualmente, criaram lindas histórias. Aqui ficam as imagens do placard criado bem como as histórias vencedoras.
Com o quarto ano demos-lhe a oportunidade de deixarem a sua imaginação e criatividade fluir através do concurso de escrita criativa. Exploramos o conto adaptado ao ambiente "A Bela e o Monstro" e depois de falarmos sobre a temática os pequenos leitores pegaram numa folhinha de papel e com o lápis na mão, em grupo ou individualmente, criaram lindas histórias. Aqui ficam as imagens do placard criado bem como as histórias vencedoras.
A Lebre e a Tartaruga
Era uma vez uma Lebre e uma Tartaruga que não eram amigas. Um dia a Lebre e a Tartaruga encontraram-se e começaram a ofender-se uma à outra. Então, elas desafiaram-se para uma corrida na floresta. Para júri elas convidaram a Raposa.
_ Vamos lá ver quem ganha. Quem ri por último ri melhor!_ Disse a Lebre.
_ Ok, vamos ver! _ Disse a Tartaruga.
Entretanto a Lebre pensava para si mesma:
_ A Tartaruga pensa que é muito esperta, mas eu vou ganhar porque eu vou prender uns foguetes que deitam muito fumo para o espaço.
A Tartaruga também estava a pensar em qualquer coisa:
_ Eu vou ganhar porque eu vou prender uns foguetes em mim que deitam bastante fumo para o espaço.
Chegou o dia da corrida e elas encontraram-se na floresta e ficaram espantadas a olhar uma para a outra.
_ Humm… Podes ter foguetes iguais aos meus, mas os meus são melhores que os teus. _ Disse a Lebre à Tartaruga.
_ Chega de tagarelice e vamos começar a corrida . _ Disse a Raposa. _ Partida…Largada … Fugida!
Entretanto alguém estava a observar do espaço. Era o Lobo do espaço que apareceu gritando:
_ Parem com isso! Estão a poluir o ambiente.
_ Não estamos nada a poluir o ambiente. _ Disseram a Tartaruga e a Lebre ao mesmo tempo.
_ Estão pois com esses foguetes que deitam muito fumo para a atmosfera! Estão a poluir e assim não podemos viver.
_ Ai não? E porquê? - Perguntou a Lebre.
_ Porque se estiverem sempre a poluir a camada do ozono vai ficar com um buraco maior do que já está. E assim, os raios ultra violetas vão entrar para a terra e todos nós podemos ficar doentes.
_ A sério? E o que podemos fazer?
_ Um bom exemplo que podem dar é deitar esses foguetes enormes para o lixo. _ disse o Lobo do espaço.
_ OK, vamos já fazer isso mas o que podemos usar em vez dos foguetes? _ Perguntaram elas.
_ Bom, agora que já deitaram os foguetes fora podem usar patins nos pés!
A Lebre e a Tartaruga seguiram o conselho do Lobo do espaço e chegaram a uma conclusão. Elas perceberam que andar de patins até era melhor do que andar com foguetes nos pés e não poluía o ambiente.
_ Muito Bem, agora que aprenderam a não poluir, tenho que, voltar para o espaço ver se mais alguém precisa da minha ajuda. Adeus.
Diogo Henrique e Noemi
4º ano
Etiquetas:
Histórias de encantar e aprender a reciclar
A Pequena Sereia e a reciclagem
Num belo dia de sol, a princesa Ariel foi até ao cimo da água para ver as maravilhas da Terra e também para ver se alguém estava a poluir a água. Quando a Ariel voltou ao fundo do mar viu que o seu pai , o Rei Tritão, estava a poluir o mar. A Ariel ficou muito triste e disse:
__ Oh pai! Existem ecopontos para deitar o lixo em vez de poluir a água do mar! Depois tu ficas triste quando os peixes morrem!
__ O que é poluir? __ Perguntou o rei Tritão.
__É o que estas a fazer! __ Disse a Ariel.
A princesa foi pensado no que podia fazer para ensinar o seu pai a reciclar e a separar o lixo pelos ecopontos. Passado algum tempo ela teve uma ideia, que era fazer actividades sobre a reciclagem. Logo a seguir, a princesa Ariel foi procurar algum lixo para ver se o Rei Tritão sabia pelo menos separar o lixo.
No dia seguinte começaram as actividades para o Rei Tritão mas ele nem sequer sabia separar o lixo e a Ariel disse:
__ Vai ser mais difícil do que eu pensava!
O Rei Tritão perguntou:
__ Ariel porque é que estes baldes de lixo são coloridos?
__ Porque a cada cor corresponde um material diferente. Este balde azul serve para o cartão e para o papel, este balde amarelo serve para o plástico, o balde verde serve para o vidro e o balde vermelho serve para as pilhas.
__ Ah… agora estou a perceber. Com o lixo que separamos nos ecopontos a cidade da Atlântida ficará mais limpa.
__ Sim paizinho! E assim também é mais fácil usar materiais usados para fazer coisas novas.
__ Isso é fantástico Ariel.
__ Vamos lá ver se aprendeste a separar o lixo e se sabes para que servem os ecopontos.__ Disse a princesa Ariel.
A princesa Ariel preparou a mesma actividade e o Rei Tritão separou o lixo pelos ecopontos.
__ Pai, parabéns! Estou muito feliz por ti. Acho que não vai ser necessário fazer o questionário sobre a reciclagem!
O Rei Tritão ficou muito contente por ter aprendido a separar o lixo. Convocou uma reunião com todos os habitantes da cidade e disse que quem não separasse o lixo tinha que pagar uma multa.
E assim, a cidade da Atlântida ficou muito limpa e protegida e nunca mais ninguém poluiu a cidade.
Raquel
4º ano
Etiquetas:
Histórias de encantar e aprender a reciclar
Os pequenos leitores do 3º ano exploraram uma versão cómica e engraçada do conto "A Lebre e a Tartaruga", onde até entra o Benfica e o Porto, os pequenos leitores. Cada leitor fez o seu reconto escrito e construíu um pequeno livro com o trabalho realizado. Também construíram um Livro para a Biblioteca.
O segundo ano conheceu a versão "Os Três Porquinhos aprendem a reciclar", onde não há casas de palha, madeira e tijolos mas sim tendas azuis, amarelas e verdes. Para completar a surpresa o Lobo Mau afinal era um famoso cantor e não gostava de ver o lixo pelo chão. Por esta é que eles não estavam à espera!!!
"João e os Ecofeijões" foi a história explorada como primeiro ano. Os pequenos leitores ficaram surpreendidos com esta versão, pois aqui não há gigantes nem galinha de ovos de ouro, mas sim uma lixeira muito grande e uns feijões que afinal eram ecopontos.
Dividimos a história em partes e cada aluno fez a ilustração de cada parte. Depois, fizemos um livro com o formato de um feijão. Ficou muito engraçado.
Dividimos a história em partes e cada aluno fez a ilustração de cada parte. Depois, fizemos um livro com o formato de um feijão. Ficou muito engraçado.
Etiquetas:
Histórias de encantar e aprender a reciclar
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Biblioteca de Animação itenerante
Nos dias 07 e 10 de Maio recebemos na nossa escola a carrinha de animação itenerante, integrada no projecto do Baú de Leitura. Os pequenos leitores revelaram-se curiosos por esta nova biblioteca e aqui ficaram algumas horas.
Pesquisaram livremente e seleccionaram um livro sobre o qual realizaram um pequeno trabalho.
Pesquisaram livremente e seleccionaram um livro sobre o qual realizaram um pequeno trabalho.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Dia da Mãe
Para assinalar o dia da mãe, criamos um cartaz onde toda a comunidade educativa teve a oportunidade de deixar um comentário sobre a sua mãe.
Dia Mundial da Terra
Para assinalar o Dia Mundial da Terra, que se comemorou no dia 22 de Abril, os leitores do 4º ano leram o poema "Terra Mãe". Alertados para a importância em preservarmos o Planeta em que vivemos, redigiram os seus conselhos sobre o que se pode fazer para que o Planeta esteje sempre a sorrir e criaram pequenos textos sobre o que pode levar o mesmo a ficar triste. No fim, criamos um belo placard disponível para toda a comunidade educativa.
Chegou a Primavera
Os pequenos leitores do 1º ano ouviram o conto "Bem-vinda Primavera" e fizeram a representação do mesmo na biblioteca. Para provarem que gostaram do conto, ordenaram as imagens do mesmo e depois de as ilustrarem fizeram um pequeno reconto. Os leitores do 2º ano provaram mais uma vez que têm muita imaginação. A partir das imagens do conto explorado com o 1º ano eles criaram histórias originais e muito engraçadas.
Com o 3º ano exploramos o conto "A Borboleta" e depois fizemos o reconto escrito do mesmo. Os leitores do 4º ano também foram criativos e a partir da temática criaram poemas e acrósticos muito originais que serviram de base para a criação de um placard alusivo à Primavera.
Com o 3º ano exploramos o conto "A Borboleta" e depois fizemos o reconto escrito do mesmo. Os leitores do 4º ano também foram criativos e a partir da temática criaram poemas e acrósticos muito originais que serviram de base para a criação de um placard alusivo à Primavera.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Feira do livro... foi assim que tudo começou!
A nossa semana começou começou com a visita do escritor, António Cruz. Para este dia foram preparadas várias actividades, com teatro, declamações e música. Para isso contamos com a presença dos alunos do 4º B da EB1/PE da Ribeira Brava que nos presentearam com uma fantástica declamação do poema "Pedra Filosofal" de António Cruz.
Os pequenos leitores do 2º ano também nos apresentaram uma linda declamação do poema "A Canção do Livro" de António Cruz e provaram-nos que ainda têm muita arte para revelar. Mas o seu dom também tem uma vertente musical, pois cantaram de uma forma brilhante a canção "O Livro é um Bom Amigo"! Temos artistas na nossa escola.
Os pequenos leitores do 2º ano também nos apresentaram uma linda declamação do poema "A Canção do Livro" de António Cruz e provaram-nos que ainda têm muita arte para revelar. Mas o seu dom também tem uma vertente musical, pois cantaram de uma forma brilhante a canção "O Livro é um Bom Amigo"! Temos artistas na nossa escola.
Triatlo Literário
No dia 16 de Março, realizou-se na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, a prova final concelhia do concurso Triatlo Literário. O escritor escolhido para a prova foi Hans Christian Andersen e o concurso consiste em três provas: cultura geral, leitura e escrita. O representante da nossa escola foi o Rui Miguel do 4º ano que nos brindou com um fantástico 2º lugar. A grande vencedora foi a representante da EB1/PE da Corujeira, Campanário.
Alguns cartazes
Nós gostamos muito de saber a opinião e preferências dos nossos leitores e para isso criamos alguns cartazes onde eles puderam registar as suas opiniões. Procuramos saber o que era para eles o livro através do cartaz "Um Livro é..." e o resultado foi muito interassante. Ainda na área da leitura também criamos um cartaz onde puderam desenhar a sua personagem preferida. Ficamos impressionados com as suas preferências.
Decoração da escola
Preparamos muitos trabalhos para decorar a nossa escola para a semana da Feira do Livro. Os pequenos leitores fizeram desenhos alusivos ao conto "O Vendedor de Sonhos" e ainda criaram pequenos poemas alusivos à leitura e ao livro, que escreveram nos pequenos livrinhos borboletas espalhados pelo corredor. Criamos ainda um cartaz sobre o autor convidado, António Cruz, para que os nossos visitantes pudessem conhecer mais um pouco da vida e obra deste grande escritor.
"Era uma vez..." e "Vida de Fantoche"
Os pequenos leitores dos 1º e 2ºs anos ouviram o conto "Era uma vez..." de António Cruz. Ao mesmo tempo que o ouviam pegaram numa folhinha de papel muito branquinha e seguiram as instruções dadas pelo conto. O resultado foi um cartaz muito colorido com o reconto colectivo da história.
quarta-feira, 17 de março de 2010
quinta-feira, 11 de março de 2010
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Chegou o Inverno
Para assinalar a chegada do Inverno os pequenos leitores construíram um cartaz alusivo ao mesmo. Para isso, decoraram um boneco de neve, ilustraram algumas imagens e até criaram umas quadras sugestivas ao tema:
O Inverno chegou
e a neve começou
e para aproveitar
vamos todos esquiar.
Andreia 4º ano
Os meninos para patinar
no gelo vão andar
roupas quentinhas vão usar
e os pinguins vão escorregar.
Andreia 4º ano
Com o ano novo a escola voltou
e tudo para trás ficou
no Inverno brincamos
e também estudamos.
Fabrício 4º ano
O Inverno chegou
e a neve começou
e para aproveitar
vamos todos esquiar.
Andreia 4º ano
Os meninos para patinar
no gelo vão andar
roupas quentinhas vão usar
e os pinguins vão escorregar.
Andreia 4º ano
Com o ano novo a escola voltou
e tudo para trás ficou
no Inverno brincamos
e também estudamos.
Fabrício 4º ano
A Formiga e a Neve
Os pequenos leitores do 1º ano ouviram o conto "A Formiga e a Neve" e fizeram uma representação do mesmo na sala. Para continuar a brincadeira ilustraram as imagens do conto e fizeram o reconto colectivo. Todos acrescentaram um ponto e criamos um lindo cartaz com os trabalhos realizados.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)